quarta-feira, 13 de maio de 2009

E a luta continua....

Então, depois de descobrir, comecei a empreita de desmontar o tal XU10J4, e, olha que eu apanhei um pouquinho. Tirar as correias e o coletor de admissão até que foi fácil, mas retirar o coletor de escape, sofri um pouco até achar a melhor tática, tendo em vista que o mesmo é preso por 10 parafusos (os da parte de baixo até que são fáceis, mas os de cima...). Como tudo fica melhor para ser entendido com fotos, vou postar algumas do meu motorzinho desmontado.



Como deu trabalho chegar até aqui. Até olhar bem e ver que tem soltar os mais de 15 parafusos que prendem o coletor de plástico as borboletas do ACAV sofri um pouco. E a surpresa não foi agradável. Ainda não sei de onde vem tanto óleo nesta parte da admissão. Quando tirar o cabeçote vou medir a folga do pistão e descobrir se vem dos retentores das válvulas ou do carter (mais provável e mais caro né!).



Aqui é após tirar a tampa do cabeçote, dá para ver os comandos. A intenção desta foto é mostrar que os comandos estão precisando de um bom brunimento, estão muito lisos e marcados. Complicado né. Acho que somente irei dar uma brunida nos tuchos, eles estão muito lisinhos.



Mais uma vez o comando e os tuchos. Dá para ver que o comando está riscado, isso me preocupa um pouco. E os tuchos, lisinhos até demais para mim.



Entrada da água para o cabeçote. Pelo menos nesta parte não tem nenhuma corrosão, mas, em compensação, no alojamento da termostática e dos sensores que é preso nesta parte do cabeçote, me assustei.



Uma bela vista do cabeçote. Dá para ver que óleo fresco não falta para esta parte do motor.



Uma vista geral da bagunça. Depois de arrumado o cabeçote, ainda preciso dar uma geral no chicote do carro. As capas apodreceram, bem como a parte de silicone. Vai ser difícil achar os donos de cada chicote.



Conector do sensor de detonação detonado. Se vcs vissem o sensor, iriam ter uma idéia de como está a mercadoria. Literalmente o sensor de detonação está detonado.



Este filtro de óleo teima em não sair. Preciso retirar ele para checar se não há vazamento de água para o óleo a partir do trocador de calor. Espero que não.



Aqui dá para ter uma idéia do que aconteceu com a termostática antiga. O alojamento da termostática e que faz a distribuição de água de refirgeração para o motor numca teve válvula nesta posição. Algum mané quebrou a termostática e parte dela ficou presa ali, enchendo meu saco e provocando o aquecimento do meu carro.



Tudo o que eu encontrei perdido dentro do alojamento da termostática, ou seja, ela estava toda dentro do motor. Eu achava que andava sem termostática, na verdade, andava com ela perdida dentro do motor. Não me pergunte como isso aconteceu eu não sei.

Bom, acho que por hoje basta. Me desejem sorte nas próximas empreitadas. Estou meio assustado até agora ehehehe.

Abs,

Cristiano.