quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Término da fase 1...

Srs,

Coloquei o coletor de admissão do BX no motor e ficou interessante, a potência creio que continuo a mesma. Mas, em compensação, o efeitos sonoros e o carro ficou mais agradável de dirigir.

As fotos a seguir mostram mais um pouco da evolução do serviço.


A junta de cabeçote queimada, como podem ver, ela se foi feio. Além da água no óleo tinha um bom tanto de água nos cilindros também.


Foto do motor após a retirada do cabeçote. No detalhe abaixo dá para ter um idéia do que aconteceu dentro o cilindro enquanto eu andava por ai. Detalhe que antes de retirar o cabeçote eu drenei a água do radiador.


Cilindro inundado. Este pistão com certeza não iria derreter por falta de água.

Detalhe do suporte dos transistores da ignição. Tive que fazer um suporte para eles pois coloquei a bateria no lugar e onde ela não deveria ter saído.

Como ficou meu filtro esportivo: Não comprei o filtro esportivo por falta de grana, então, tive que improvisar. Ficou assim, comprei uma barra roscada, 4 porcas, arruelas e um cap de DN 150 e o problema está temporariamene resolvido. Usei a base do filtro que tinha para prende-lo na mangueira de admissão. Ainda falta fazer a caixa do filtro que va ser um heat sield também. A cada 7 graus de aumento de temperatura se perde 1% de potência.

Vista geral de como ficoou a organização do meu projeto básico. Ainda falta colocar um suporte para os cabos da bateria e os cabos que passam jogados no motor. Ficou interessante pelo fato de liberar mais espaço no cofre do motor. Note que o filtro de ar ainda está solto, mas, nada que não de para se organizar.


Aqui dá para ter uma idéia de como ficou o arranjo geral debaixo do capo. Reparem a posição do filtro, da bateria e dos transitores da ignição.


Suporte da bateria feito todo em barra de 1 1/2 de aluminio.


Suporte visto da bateria visto de cima. O cabo do positivo deu no comprimento exato.



Arrumação que fiz para os cabos. Usei uma barra de aluminio de 1/2 polegada. Achei melhor fazer assim que passar o chicote por baixo e aproximá-lo da temperatura do bloco. Para mim ficou muito bom assim. Superou minhas expectativas.


Dei um jeito de ajuntar as mangueiras que iam no mesmo sntido. A linha de vácuo para o map interno, o vácuo para o freio e o cabo de acelerador. Ficou bom e não precisei cortar as mangueiras, dei uma ajeitada.


Vista geral de como ficou o motor. Como está terminada a fase 1, posso partir para a fase 2 que é fazer o heat shield. E também acho que não posso deixar ele assim. Quando tiver oportunidade vou dar um bom de um banho nele. Merece uma boa de uma limpeza.

Este é um 405 Mi16.

Essa é a foto do meu 405, ele está muito sujo ainda. Tenho que dar um banho e dar um pouco de cera para ele ficar apreciável.

Bom pessoal, um abraço e aproveitem.

Cristiano.